domingo, 5 de abril de 2020

Xuxa - O início da Carreira Internacional ║Parte 1║

Todo mundo tem consciência do sucesso que Xuxa fez fora do Brasil na época que apresentava o "Xou da Xuxa", mas a grande maioria ao pensar nesse assunto imediatamente se lembra do programa na Argentina, ou até mesmo o dos Estados Unidos...

Não é errado, já que esses são seus maiores expoentes, só que eles vieram no rastro de um movimento que começou lá em 1989, bem antes do "Show de Xuxa", e fora da Argentina...

Bora aprender um pouco mais sobre a história da carreira internacional da loira? 




Numa série de 3 matérias, vamos abordar as curiosidades e os detalhes dessa carreira que, ainda hoje - 30 anos depois, é efetivamente a que mais rendeu frutos para uma artista brasileira.


Xuxa sem fronteiras: a América Latina se curva à XUXAMANIA



A primeira viagem internacional: Salud para todos
 Xou da Xuxa já era exibido (em português mesmo) em alguns países da América Latina e Xuxa, vez ou outra, era notícia na imprensa internacional por conta do seu estrondoso sucesso no Brasil. Mas o que era um "amor platônico" ficou real em julho de 1989. Foi nesse mês que a loira fez sua primeira apresentação como cantora infantil longe das terras tupiniquins: Xuxa foi convidada para representar o Brasil no “Salud para Todos, um evento patrocinado pela Organização Pan Americana de Saúde que visava levantar o nível de conscientização das Américas para os principais problemas na área da saúde. O evento seria transmitido, ao vivo, para cerca de 30 países diretamente de Miami em 1º de julho daquele ano.


Documento da proclamação oficial do Dia de "La Salud Para Todos" assinado por Xavier L. Suarez, então presidente da Organização Pan-Americana da Saúde


Receber o convite não foi nenhuma surpresa; além do já comentado enorme sucesso, a Rainha havia acabado de participar da campanha que erradicou a paralisia infantil no Brasil. E foi exatamente esse o gancho que o apresentador usou para apresentar a loira à plateia: "uma figura do Brasil que tem um compromisso pessoal na luta contra a poliomielite".


Representando o Brasil no "Salud para Todos": Xuxa e as Paquitas, a atriz Lucélia Santos (que ainda colhia os frutos por seu papel em "A Escrava Isaura", mas teve um participação de apenas 30 segundos no evento) e o músico multi-instrumentista Egberto Gismonti


Brasil para todos, Salud para Brasil
Um evento em Miami, voltado ao público latino-americano... muita gente já deve estar pensando que foi aí que surgiu a famosa versão de Ilariê em espanhol, certo? É, mas não foi...
O projeto do disco em castellano já havia sido anunciado e divulgado pela imprensa, porém, não havia sido gravado. Por conta disso, Xuxa cantou as versões em português de “Ilariê” e “Arco-Íris”. Ponto para o Brasil! 


"Salud Para Todos" - Miami (EUA): Xuxa cantou Ilariê e Arco-Iris (ambas em português) na sua primeira apresentação fora do Brasil como cantora


E falando em Brasil, os telespectadores daqui não ficaram de fora. Não tivemos a transmissão ao vivo, mas o “Salud para Todos” foi exibido uma semana após sua realização pela Rede Bandeirantes, na noite do sábado, 7 de julho.

Visibilidade
Se o tema era "Saúde para Todos", teve muita gente interessada em trazer "Xuxa para todos". Em entrevista para a Rádio 98 FM, em fevereiro de 1990, Xuxa contou que sua participação chamou atenção de inúmeras emissoras internacionais.

Após a apresentação, participamos de um coquetel do evento e todos bateram palmas quando a gente entrou. Vários emissoras presentes no evento queriam saber quem éramos e o que fazíamos”.

O pontapé inicial para uma carreira efetivamente internacional estava dado.

Convites...
Como já era de se esperar novos convites internacionais surgiram. Pouco mais de um mês após o “Salud”, a imprensa começou a noticiar que Xuxa havia sido convidada para participar do Festival da Canção realizado pela OTI (Organização de Televisão Ibero-Americanas), junto com cantores de diversos países e que também seria realizado em Miami.




Entendendo a OTI
Fundada no México em 1971, a OTI reúne até hoje empresas televisivas de países do continente americano em que a língua predominante é o espanhol e o português, incluindo também Portugal e Espanha. Seu Festival da Canção, por sua vez, reunia cantores dos países participantes num concurso musical que teve sua última edição no 2000 e chegou a ser sediado no Brasil em 1973, na cidade de Belo Horizonte/MG.

Registros do II Festival da OTI realizado em Belo Horizonte (MG)

Festival OTI 1989 e o lançamento do disco em espanhol
O evento para o qual Xuxa foi convidada somente aconteceria em novembro, portanto havia tempo suficiente para agilizarem a produção do disco internacional.

Realizado em 18 de novembro de 1989 no James L. Knight Convention Center de Miami, o Festival da Canção OTI não teve nenhum concorrente brasileiro. Xuxa se apresentou como convidada especial do evento e realizou o show principal da noite, sem concorrer com os representantes de outros países. Com o disco em espanhol quase saindo do forno, Xuxa cantou pela 1ª vez a versão em espanhol de “Ilariê”.


No show principal da noite, Xuxa cantou "Ilariê" em espanhol pela primeira vez


Apesar da OTI incluir o Brasil em sua organização, o festival da canção não costumava ser exibido por aqui. E mesmo com a participação de Xuxa, nenhuma emissora brasileira fez a transmissão do evento naquele ano. Os fãs brasileiros só puderam ver as imagens anos depois, com a publicação do vídeo da apresentação no YouTube. Apenas los niños de países como Chile, Porto Rico e México puderam ver nossa Rainha cantando em castellano pela primeira vez.







... e mais convites!
A história se repete: a participação de Xuxa voltou a chamar atenção dos países "habla españa" e novas propostas chegavam. E claro, virou notícia por aqui:

Quem voltou ontem de Miami, onde participou do congresso da Organização de Televisões Ibero-Americanas, foi a apresentadora Xuxa. Fez vários shows, recebeu convites para se apresentar em seis países da América Latina, deu entrevistas em rádio e TV (...) Xuxa voltou falando correntemente o espanhol, provavelmente já de olho no mercado que começa a se abrir para seu talento”.
Zózimo Barroso do Amaral - Jornal do Brasil em 23/11/1989



Entre as participações feitas logo após o festival da OTI, estava a do programa Sábado Gigante, um importante show de variedades da TV Chilena que devido ao seu sucesso passou a ser produzido em Miami e exibido em diversos países de língua espanhola. Isso preparou o terreno para Xuxa alavancar ainda mais sua carreira internacional, mas isso já é outra história… (que nós vamos contar)







Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Matheus Santos disse...

Sempre indo a fundo quando se refere a Rein....ops! Rainha

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...