domingo, 30 de dezembro de 2018

Os 25 anos do último "SHOW DE XUXA" (Argentina)


O “Show de Xuxa” estreou na TV Argentina em 06 de maio de 1991 e permaneceu no ar até o fim de 1993. Como todos sabem, a atração era uma versão do programa brasileiro para nossos “hermanos”. Mas o que começou como uma versão foi ganhando características próprias e, mais que isso, ganhou um lugar todo especial no coração da loira.


O "Show de Xuxa"  foi exibido entre 06/05/1991 e 31/12/1993
Até o fim de 1992 era transmitido pelo canal Telefe; em 1993, migrou para o Canal 13


Quando Xuxa encerrou o “Xou da Xuxa” em 1992, aqui no Brasil, ela chegou a dizer “que bom que ainda tenho o Show de Xuxa, pois não saberia como seria se eu tivesse que ficar sem os dois”. Infelizmente a loira não pôde contar com o programa por muito tempo depois dessa declaração.
Esse ano completam-se 25 anos do fim do Show de Xuxa. O programa, assim como o brasileiro, também encerrou sua exibição num dia 31 de dezembro, exatamente um ano após o fim do Xou.




O ÚLTIMO “SHOW”
A dificuldade em lidar com o fim de um programa que era a referência de uma infância mágica não foi exclusividade nossa. Os argentinos também souberam o que significava ver Xuxa partir em sua nave pela última vez e não ter a certeza de quando ela retornaria numa nova atração. Nesse ponto, tivemos mais sorte, pois Xuxa não demorou nem um ano para estrear o dominical “Xuxa”.

O último “Show de Xuxa” foi exibido pelo Canal 13 – emissora responsável pela transmissão do programa a partir de 1993; entre 1991 e 1992, a atração era exibida no canal Telefe. Essa troca de emissoras impediu que imagens dos primeiros anos fossem exibidas nos inúmeros VTs de retrospectiva programados para aquele dia, mas isso não diminuiu a emoção.

Um dos diferenciais do"Show de Xuxa" era a permissão para que crianças menores de 5 anos participassem das gravações (o que não acontecia no Brasil). Entretanto, com a mudança de emissora, a maior parte dessas imagens não pode ser relembrada no último programa, pois pertenciam à Telefé


CONVIDADOS
Diferente do programa brasileiro, o final argentino foi mais introspectivo, uma celebração entre Xuxa e seus fãs. Sim, os fãs tiveram a função que aqui foi dividida entre atrações musicais, convidados, Paquitas, Paquitos e a família da loira.

Apenas Dengue, de toda a “Turma da Xuxa”, pôde cantar sua música em homenagem à “rubia”, mas boa parte foi cortada na edição final. Dengue experimentou uma popularidade acima do normal (em comparação ao Brasil) na Argentina, chegando a gravar um disco solo.  A faixa “Canción para Xuxa”, de 1992, já havia sido apresentada em outro programa da temporada (vídeo abaixo), o que tirou boa parte da emoção, pois todos já conheciam a letra, inclusive a própria Xuxa.



Voltando aos fãs, alguns tiveram o privilégio de falar por toda a “tribuna” – como era chamada a plateia do programa – e honraram sua função. Se você se emociona com a reação da plateia no momento em que Xuxa canta “Sobreviveremos” no último Xou, saiba que é assim que a plateia argentina se porta em todo o programa.

La Tribuna, a plateia argentina: amor a flor da pele, tudo para agradar "la rubia" ou "la Diosa", como eles a chamam até hoje
Foto: Roy Gorfinkel

Xuxa não ficou um só bloco sem chorar e essa não é a única causa para a ausência de agitação por parte da loira. Havia algo mais sério: ela ainda não estava 100% restabelecida de seu problema na coluna e havia muitas recomendações médicas para que não fizesse movimentos bruscos ou pulasse. 

Para melhor entendimento, transcrevemos (e traduzimos) a matéria publicada na revista GENTE, de 09/12/1993. O texto acompanha todo o dia da gravação do programa e dá uma ideia de como a saúde de Xuxa era a maior preocupação naquele momento.




TRISTEZA NÃO TEM FIM

Xuxa, a Rainha dos Baixinhos, se despediu da Argentina. Como foi a gravação de seus últimos programas. A canção dedicada aos fãs argentinos. A dor do adeus. A dor da hérnia que quase a paralisou. O que dizem os médicos.

O dia havia chegado: Xuxa diria adeus aos baixinhos argentinos. Na terça-feira, 30 de novembro, ela se levantou mais tarde que de costume. Tomou seu café da manhã (já almoço pelo horário) com frutas, sucos naturais e café, tudo preparado por Maria. Olhou a casa ao seu redor, fechou os olhos e suspirou. Estava um tanto nervosa: ainda sentia umas pontadas no pescoço e um certo incômodo no braço esquerdo. Subiu em sua Trafic e antes de sair de sua casa em San Isidro, sorriu por detrás dos vidros aos fãs que estavam de plantão na rua: seguidores incondicionais que não a deixaram sozinha desde que pisou em solo argentino para gravar dois especiais de fim de ano.

Naquela terça-feira, a última argentina para Xuxa, as gravações se dividiram em duas etapas. O programa de Natal começou a ser gravado por volta de 15h, terminando às 19:30h. “Ela estava triste, muito emocionada. Quase não conseguia falar de tanto que chorava. Tudo porque era seu último programa e iria deixar a Argentina. Além disso, o pescoço a incomodava muito, em razão da hérnia de disco que teve” comentou Alicia Marzorati (16), uma de suas seguidoras.

Durante a última gravação, Xuxa sentiu várias "fisgadas" no pescoço em razão de seu problema na coluna, que ainda não estava 100% curado. Seus médicos a acompanharam o tempo todo.
Foto: Carlos Lorenz


As dores ficavam cada vez mais intensas. Xuxa precisou fazer seis intervalos durante a gravação: saía do estúdio, ia para o camarim se recostar e quando a dor acalmava, voltava. Adriana Arias, produtora do programa, recorda: “Ela teve uma crise de dor na última sexta e se assustou quando amanheceu um pouco paralisada. Por isso, durante as gravações evitou dançar muito. Marlene tomou alguns cuidados, se ela fazia muito esforço ou começava a transpirar demais parava tudo para ver o que era. Também estavam no estúdio os médicos particulares acompanhando tudo.”

Ainda estavam recentes as lembranças do desmaio que sofreu no dia 17 de setembro, minutos antes de começar sua entrevista para o programa Good Morning America, da ABC e que resultou em sua internação de urgência no hospital Beth Israel North Division de Nova Iorque.

Depois de gravar o especial de Natal, Xuxa descansou por três horas. Por determinação de seus médicos, fez alguns exercícios para o pescoço e coluna. “Os momentos de descanso acabaram se tornando um momento de histeria coletiva: na plateia, os fãs pediam que Xuxa ficasse na Argentina, todo mundo gritava e chorava”, comentou um fotógrafo que estava presente nas gravações.

O Canal 13 presenteou Xuxa com um filhote de husky siberiano
Foto: Roy Gorfinkel



Outra seguidora, Lorelei Sterin (16) dizia “me dá a impressão que ela não vai poder mais trabalhar. Por que? Ela não dançou, nem pulou como nos acostumou a vê-la fazendo. Desta vez ficou parada e cantou só uma música, que dedicou aos argentinos”. É que a lesão de Xuxa não foi brincadeira.

Segundo o médico Carlos Capdevilla: “ao se constatar uma hérnia de disco, pode aparecer uma dor na lombar – região atrás na altura da cintura – que vai impedir a pessoa de se movimentar. Quando essa dor persiste, passa para o nervo ciático e obriga o paciente ao repouso, a tomar fortes analgésicos e relaxantes musculares. Se mesmo assim a dor continua, não há mais remédio que resolva, o caminho é a cirurgia, embora em alguns casos ainda se tente usar o colete ortopédico”.

Xuxa ficou a maior parte do tempo parada durante a gravação por dois motivos: o triste clima de despedida e as recomendações médicas para poupar sua coluna
Foto: Carlos Lorenz


Mas Xuxa, profissional ao extremo e dona de uma personalidade forte, seguiu com seu trabalho: enfrentou sua dor, mesmo num ano em que a audiência de seu programa na Argentina foi fora dos padrões. Depois do descanso, retornou ao estúdio às 22:30h para começar a gravar o último programa, o especial de fim de ano. “Ela estava absurdamente emocionada. Tinha a voz embargada. A gravação durou o triplo do tempo previsto, dada a carga de emoção, dor e o nervosismo”, lembrou Andrés Acosta, produtor executivo do programa. Mas nem tudo foi dor, houve uma surpresa: “Para o último programa fizemos uma retrospectiva de  tudo que ela viveu aqui em Buenos Aires. Havia cenas tão divertidas e emocionantes que Xuxa riu e chorou aos montes, tudo na mesma intensidade”, recorda Adriana Arias.

No fim do programa, os integrantes de vários fã-clubes romperam a divisão da plateia e avançaram em direção à Rainha: levaram-na até a porta do estúdio, onde os seguranças a resgataram daquela comoção de gritos e choros. “Era uma multidão de mãos querendo chegar à Xuxa” comentou um cinegrafista. Tristes, os que ainda ficaram no estúdio, despedaçaram o cenário em meio às lágrimas: todos queriam alguma espécie de lembrança.

Ainda assim, Xuxa fez questão de ir ao encontro da tribuna para se despedir dos seguidores argentinos
Foto: Carlos Lorenz


Já era 1:30h da manhã de quarta-feira quando o carro de Xuxa, acompanhado por uma caravana de fãs, chegou a San Isidro. Xuxa entrou, cumprimentou a todos pelo portão, deu autógrafos e distribuiu fotos. A quarta-feira foi dia de descanso, como seus médicos haviam recomendado.

No portão da casa de Xuxa, em San Isisdro (região metropolitana de Buenos Aires), os fãs deixaram recados de despedida, pedidos para que ela ficasse ou declarações de amor
Foto: Roy Gorfinkel


Na quinta-feira, enquanto subia lentamente as escadas do avião, cantou baixinho “Gracias”, a mesma canção que dedicou aos fãs argentinos. Virou-se e viu os fãs que vinham correndo pela pista e prometeu: “Vou voltar porque os amo muito. De verdade, do fundo do meu coração, que é metade argentino e metade brasileiro”.
Texto: Anália Michelengeli
Informações: Soledad Mendonça e Diego Krasñansky




GRACIAS
Assim como o Brasil teve uma música – “Sobreviveremos” – feita especialmente traduzir o que Xuxa sentia no encerramento do ciclo do Xou da Xuxa, no Show de Xuxa não foi diferente. La Reina cantou “Gracias Outra Vez” (ou apenas “Gracias” como se popularizou), onde os compositores Afo Verde e Pablo Duran musicaram tudo que Xuxa lhes disse estar sentindo com sua despedida.


Além da gratidão de Xuxa, a música também menciona o fato de que foi a partir da Argentina que toda a América Latina pôde ver o programa falado em espanhol – antes da estreia em 1991, o “Xou da Xuxa” chegou a ser exibido em alguns países dublado, o que, obviamente, tirava toda a espontaneidade da atração. Confiram a letra em tradução livre:

GRACIAS OTRA VEZ
(Afo Verde / Pablo Durand)
Um dia encontrei o lugar que sonhei
Sua magia tomou conta de mim
e me acompanha a cada passo
Eu recebi seu amor e isso não se esquece
É tanta emoção fazer parte de sua alegria
Nada se compara a tudo que me deram
Vocês me presentearam com o sonho mais lindo
Começamos cantando aqui e toda a América nos ouviu
Quero agradecer, parece que estou sonhando
Se algo acontecer e o tempo começar a passar,
Por favor, não pensem que vou esquecê-los.
Dividimos risadas e emoções, o mesmo sonho...
Falamos a língua do amor, por isso nos entendemos.
Obrigada... mais uma vez!
Vou dizer mais uma vez
Obrigada... mais uma vez!
Na alma, levo tudo que vivi aqui
Argentina, você é parte de mim
mesmo que o sol não brilhe
ou ninguém esteja cantando...
Eu sempre estarei, não importa o que aconteça!

Nota: Um fato curioso é que Xuxa cantou a música no programa de Susana Giménez um dia após a gravação do último programa. Ou seja, a Telefé (emissora que exibia o “Hola Susana”) acabou exibindo a música antes do próprio Canal 13 exibir o último “Show de Xuxa”.



"TODO LO BUENO TIENE UN FINAL"
O fim do “Show de Xuxa” também aconteceu porque era necessário encerrar o ciclo. Como Xuxa disse, era “hora de guardá-lo para que permanecesse especial” e assim foi. Hoje, os argentinos têm o mesmo carinho pelo programa que nós temos pelo “Xou”.
Não há dúvidas que lá também surgiram questionamentos sobre a decisão de se terminar o programa era acertada ou não, mas hoje é mais fácil entender o posicionamento de Xuxa. Xou da Xuxa e Show de Xuxa foram programas únicos e não se pode continuar o que nasceu para ser único.



“AMIGOS no dicen ‘adiós’...
AMIGOS para siempre!”
Xuxa, em sua última frase no Show de Xuxa
Argentina, 31/12/1993


Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Lele disse...

Que site maravilhosoooooooooooooooo!!! To Xocado. Rsrsrsrsrs Obrigado pelo conteúdo fantástico!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...