domingo, 29 de abril de 2018

Agildo Ribeiro: o Professor Aquiles Arquelau e a "Xuuuuxa"


O humorista Agildo Ribeiro faleceu na manhã de sábado (28/04), aos 86 anos. Agildo da Gama Barata Ribeiro Filho nasceu em 1932 e sempre quis ser artista, mesmo que isso fosse totalmente contrário ao que esperavam dele, afinal era filho do general Agildo Barata, militar ligado à política.


Agildo e Xuxa: um ratinho em comum
Já considerado um nome do humor, Agildo foi contratado pela Rede Globo para apresentar o Mister Show (1969-1970), uma atração com calouros mirins, quadros de humor, entrevistas e um personagem bem conhecido de muitas gerações: Topo Gigio, que era o maior destaque do programa.
O ratinho falante foi criado na Itália e ganhou fama mundial: na terra natal, quem conversava com ele era a atriz Gina Lollobrigida, nos Estados Unidos, o papo era com Ed Sullivan, aqui coube ao humorista apresentar o ratinho aos brasileiros e foi assim que aconteceu o “estouro” de Agildo e do personagem.

_ O Topo Gigio foi o meu cartão de visitas para o público brasileiro. Foi um sucesso tão grande. Eu não podia mais sair na rua, ir à praia, sentar no restaurante para comer. Juntava gente. Todo mundo queria saber ‘cadê o rato?’
[Agildo Ribeiro em entrevista ao Vídeo Show (Rede Globo) em 07/04/2017]


Topo Gigio e Agildo no programa "mister Show" de 1969


Em 1992, foi a vez de nossa Rainha bater um papo com o rato orelhudo, mas não para nossa apreciação. Topo Gigio ganhou uma participação fixa no programa Xuxa Park na Espanha. O programa era exibido aos domingos na emissora Tele5 e o quadro era um dos destaques.

Na Espanha, em 1992, Xuxa dedicava um dos quadros do programa "Xuxa Park" ao ratinho italiano


Em 2010, ao relembrar o personagem e o sucesso que ele rendeu a Agildo, o humorista fez uma comparação bem curiosa:

_ O impacto foi muito grande, fazíamos muito sucesso. Eu era a Xuxa daquela época - disse ele em entrevista à jornalista Patrícia Kogut.


Coluna de Patrícia Kogut de 19/09/2010, no jornal O Globo.
A jornalista ainda mostrou a foto exclusiva de Agildo com o Gigio, arrematada em um leilão


Professor Aquiles e a “Xuuuuuuuuuxa”
Já passada a era Topo Gigio, Agildo trilhou seu caminho nos programas de humor. Um dos tipos criados por ele foi Aquiles Arquelau, o professor de Mitologia. O quadro fazia parte do programa “Planeta dos Homens”, humorístico que ficou no ar entre 1976 e 1982. Na época, sempre que ia falar de alguma história mitológica, o professor acabava se perdendo em seu raciocínio ao se lembrar de sua musa: a atriz Bruna Lombardi e soltava o bordão “Ai, a Bruuuuna...”

Bem no início dos anos 80, Bruna Lombardi era a "deusa mitológica" de Aquiles Arquelau


O quadro ainda rendeu outro bordão, mais famoso: “anda, sua múmia paralítica!” dito quando o professor se irritava com seus assistente interpretado por Pedro Farah.
Em 1999, Agildo recebeu o convite de Maurício Scherman para voltar a encarnar o personagem numa série de quadros para o humorístico “Zorra Total”, na época exibido às quintas-feiras e adivinhem quem era a mais nova musa do professor Aquiles? Ela mesmo! XUXA.

A Bruna perdeu o espaço – brinca Agildo. – Com a volta do professor, resolvi mudar por quem ele é apaixonado. A Xuxa é ótima!
[Jornal Extra, 20/04/1999]


O cabelo era o mesmo, a múmia paralítica também, já a musa...

Embora o quadro tenha durado um bom tempo no humorístico, a fixação por Xuxa acabou dando lugar a algo menos platônico: o professor ganhou algumas alunas que passaram a frequentar sua biblioteca e que renderam um novo bordão quando iam pegar um livro na prateleira mais alta: “dá uma subinha...”

Em 1999, Xuxa se tornou a musa do professor que, às vezes, se excedia lembrando da loira...


Para quem ficou curioso, colocamos o quadro de estreia no Zorra Total logo abaixo. Sugerimos que você assista tudo para entender como funcionava o estilo do personagem. Se ainda assim, você só quiser ver a parte da Xuxa, está no 1:50 min, mas lembre-se que fora do contexto, a ideia pode ser outra.
Comentários
1 Comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...