Legendário, segundo o dicionário Houaiss, s.m, (...) lendário, muito conhecido, célebre. Marcos Mion nunca fez tanto jus ao nome de seu programa. Como um integrante da geração "Xou da Xuxa", o apresentador resgatou as principais marcas da época para a participação da Rainha no seu programa. Nave (ou pelo menos uma tentativa), Paquitas (do tipo que, ao invés de cantar "quem quer pão", cantariam "quem quer whey? Whey... Whey), Praga e Doce Mel (tocado a exaustão), o programa ainda trouxe ao palco calouros que fizeram apresentações inspiradas na Xuxa, afinal "Todo Artista Tem um Lado Xuxa".
Rodrigo Teaser e MC Biel foram as outras atrações do programa. O primeiro, considerado o cover oficial de Michael Jackson no Brasil, performou fazendo o olho da loira brilhar e claro, serviu como gancho para que ela relembrasse seu encontro com o rei do pop em Neverland, já o Biel se ateve a divulgar suas músicas e a erguer sua camisa, que já deve ser algo rotineiro pra ele.
O destaque ficou mesmo para Xuxa que, além de juri do concurso de calouros, protagonizou momentos memoráveis. Como não se encantar ao vê-la bancando a cheerleader e sendo erguida até o alto? Alguém lembra da abertura do especial de 3 anos do Xou da Xuxa?
O destaque ficou mesmo para Xuxa que, além de juri do concurso de calouros, protagonizou momentos memoráveis. Como não se encantar ao vê-la bancando a cheerleader e sendo erguida até o alto? Alguém lembra da abertura do especial de 3 anos do Xou da Xuxa?
![]() |
Ao infinito e além |
O rapaz do passinho que fez sua dança ao som de um mix "Lua de Cristal x Funk da Comunidade" (algo bem, digamos, curioso) usou uma roupa que também vem do Xou da Xuxa (1992) e que também foi reutilizada no TV Xuxa anos 80.
E o que dizer do dançarino de hip hop e stiletto dance vestindo (quase) o mesmo figurino da capa do primeiro "Xou da Xuxa"? Só faltou ele fazer a pose no final...
A surpresa do concurso ficou pela moça praticante de pole dance, que com seu figurino "marinheira do Xou da Xuxa" mostrou que a sensualidade não precisa estar atrelada à prática da dança em questão. E quem diria que Estátua seria bem utilizada na performance? Xuxa e Junno - que fez uma surpresa para a amada e ganhou todos os elogios, declarações de amor e beijinhos possíveis - se empolgaram e a escolheram como a vencedora.
![]() |
#XoudaXuxa30Anos |
O encerramento se deu com um momento "Me, Myself and I". Mion pediu que Xuxa, em frente a um espelho, falasse algo sobre quem ali ela via. Não poderia ser diferente, Xuxa em toda sua verdade mostrou que é a mesma de sempre e que seus desejos não mudaram desde que ela se tornou a "legendária" modelo que virou apresentadora: saúde para Dona Alda, para Sasha e a companhia de Junno até o infinito.
O momento mais fotografado e comentado do programa - Xuxa erguida ao alto, toda imponente - resultou numa euforia dos fãs e claro, surgiram questões como "vemos no programa dos outros a Xuxa que não vemos no programa dela própria"... Mion tinha Xuxa como sua maior e melhor atração, ele queria homenageá-la e, sim, mostrar o status de realeza que a ela foi dado. Agora como podem cobrar essa postura da própria Xuxa? Ela foi erguida pelo grupo de cheerleaders, não se ergueu sozinha.
Essa comparação serve para os programas: no programa dos outros ela pode (e achamos que deve) ser tratada com ares de realeza, mas no próprio programa ela tem que ser a mestre de cerimônias, a "liga" entre tudo que ela tem pra apresentar, não pode ser a estrela. Ali ela é uma apresentadora e tem que agir como tal. Além do mais, se ela mesma se enaltecer, suas características mais apaixonantes se perderiam: a simplicidade e a verdade. Cobra-se essa postura real de Xuxa sob a alegação de que uma vez posta no trono, ela deve tal lugar aos que a ergueram tão alto e lá deve permanecer. O grupo de cheerleaders a trouxe de volta ao chão e o que aconteceu depois? O melhor momento: ela se olhando, sem coroa, pés no chão, sozinha, frente a um espelho. Talvez o melhor jeito de ver a Xuxa que se quer no "Programa Xuxa Meneghel" é se lembrar que realeza vem de REAL, de VERDADEIRO. Ela não precisa da coroa para ser real.