Por: Leandro Franco
Desde a semana passada, os fãs da Xuxa puderam comemorar mais um lançamento de uma revista dedicada inteiramente à Rainha. A bola da vez é a revista "Te Contei?", que dentro da série "Grandes Ídolos" faz sua homenagem. A publicação, lançada pela On Line Editora, traz 82 páginas que abordam "TUDO SOBRE A RAINHA DOS BAIXINHOS". A capa traz uma foto publicada originalmente na Revista Malu, na edição 659, de 12/02/2015. Não é inédita, mas pelo menos é atual.
Não há grandes novidades para os fãs que acompanham a carreira da loira de perto, mas a compra da edição vale a pena pelas fotos publicadas. É uma compilação interessante e, por enquanto, é a única em caráter biográfico, que já inclui a mudança de emissora.
Infelizmente não podemos só elogiar. Alguns escorregões impediram que a publicação ficasse 100% aos olhos dos mais atentos. Vamos lá:
2. Capítulo 1: logo no primeiro parágrafo lemos que Xuxa nasceu em 1967, ao invés de 1963.
3. Capítulo 2: novamente no primeiro parágrafo, encaramos um "Maria DAS GRAÇAS Meneghel"
4. Ainda no capítulo 2, a revista para a qual Xuxa relatou o ocorrido em Cleveland foi a Playboy em 1996 e não a Veja.
5. Capítulo 5: o nome do programa argentino de Xuxa era Show de Xuxa e não "El Show da Xuxa" e ele permaneceu no ar por TRÊS anos e não dois. O que poderia parecer um erro de digitação não é, pois em parágrafo seguinte voltam a se referir ao programa como "El Show da Xuxa"
6. Capítulo 9: o Planeta Xuxa nunca foi um quadro do Xuxa Park. Foi concebido com base no Xuxa Hits, esse sim um quadro do Xuxa Park.
7. Capítulo 11: O TV Xuxa semanal (2008) começou a ser exibido nas manhãs de sábado, passando para a faixa vespertina somente em 2011.6. Capítulo 9: o Planeta Xuxa nunca foi um quadro do Xuxa Park. Foi concebido com base no Xuxa Hits, esse sim um quadro do Xuxa Park.
8. Ainda no capítulo 11 (página 40), acreditamos que o que a revista queria dizer era que "mesmo com o problema de saúde superado, a Rede Globo NÃO colocou a "Rainha dos Baixinhos" em sua grade de programação.
9. Capítulo 14: o filme "O Trapalhão na Arca de Noé" é de 1983 e não 1993, esse, provavelmente, um erro de digitação. Já "O Mistério de Robin Hood" não aparece na ordem cronológica, pois foi lançado depois de Lua de Cristal.
10. Capítulo 15: A própria revista num capítulo anterior ressalta o início da carreira fonográfica de Xuxa com o álbum "Clube da Criança" e agora, neste capítulo, diz que foi com o "Xou da Xuxa". O álbum "Xuxa 10 Anos" saiu em 1996 e não em 1997.
11. No capítulo 15, está um dos erros mais "gritantes": o projeto Xuxa Só Para Baixinhos jamais surgiu em razão do programa Xuxa no Mundo da Imaginação. O primeiro XSPB foi lançado no ano 2000, quando Xuxa ainda apresentava o Xuxa Park.
12. Capítulo 18: Lua de Cristal foi lançado em 1990 e não faz parte da "retomada" de Xuxa ao cinema nacional. O responsável por isso foi o filme "Xuxa Requebra (1999).
Na realidade, as fotos não correspondem aos assuntos em muitas páginas, temos a contracapa do 4º Xou da Xuxa ilustrando um capítulo do Xuxa Park, por exemplo.
E temos a nossa foto do single de Ilariê "perdida" no capítulo 5, que você viu primeiro aqui.
Outra coisa que chama atenção é a necessidade de se estender tanto num assunto como o incêndio do Xuxa Park (duas páginas inteiras) e ser tão econômico ao falar da Fundação Xuxa Meneghel (um pequeno parágrafo).
Te Contei? Grandes Ídolos é mais uma bela homenagem à Xuxa e seus pequenos "deslizes" não chegam a macular a intenção de reverenciar essa pessoa tão especial que é Xuxa. Saindo pelo valor de R$19,90, achamos que vale muito a pena! ;)